Na madrugada de Quarta-Feira, dois Guardas-Nocturnos de Quarteira detectaram um individuo no quintal de uma vivenda, cujos donos se encontram ausentes.
Os Guardas-Nocturnos de imediato retiveram o individuo, até é chegada da GNR, uma vez que para além da intrusão ilícita na propriedade, o individuo encontrava-se na pose de vário material de construção civil, botijas de Gás, entre outros, suspeitando-se que o referido material tivesse sido furtado.
Um Guarda-Nocturno é um agente encarregue de um Serviço Público, no exercício da actividade subsidiaria e complementar da actividade das forças e serviços de segurança do Estado, sendo revestido de poder de autoridade inerente ao serviço público que desempenha. Acórdão das Varas de Competência Mista Cível e Criminal de Sintra, excerto do Proc.Nº 48/94.2 TCSNT-A
sexta-feira, 29 de junho de 2012
terça-feira, 5 de junho de 2012
Algumas Razões para a Existência dos Guardas-Nocturnos
Ao contribuir para o Guarda-Nocturno estou a:
Permitir o reforço da minha segurança, da minha família e dos meus bens.
Permitir o reforço da Segurança Pública.
Permitir a manutenção e criação de postos de trabalho
Como agradecimento pela contribuição que dou ao Guarda-Nocturno, ele compensa-me da seguinte forma:
Verifica com frequência se os acessos á minha residência ou estabelecimento comercial estão bem fechados e por saber qual é o meu carro, irá avisar-me de alguma anomalia que detecte e se vir alguém no seu interior, saberá se é o dono ou o assaltante.
As rondas efectuadas pelo Guarda-Nocturno irão tornar o meu bairro mais seguro, o que me permitirá sair de casa em maior segurança e possibilitar que mais pessoas circulem em segurança na área onde resido ou desenvolvo a minha actividade comercial.
Permite que ligue o meu alarme directamente ao seu telemóvel, evitando ter que pagar a centrais de alarmes para o fazer, sendo a resposta mais eficaz, por ser em tempo real e feita por um profissional com meios aos seu dispor que permitam uma intervenção eficaz e em segurança. Se quiser poderei continuar a usar um alarme ligado a uma central de alarmes, que avisará, a meu pedido, o Guarda-Nocturno de alguma anomalia que ocorra.
Virá em meu auxilio sempre que sinta receio para entrar ou sair da minha residência, ou estabelecimento comercial, e irá comigo se precisar depositar dinheiro num terminal multibanco.
Se eu ou o meu filho sentirmos receio em andar de madrugada na rua, por me sentir seguido ou ameaçado, poderei contar com o Guarda-Nocturno para me levar a casa.
Se necessitar de um medicamento de urgência, não preciso de sair da minha residência, pois ligarei ao Guarda-Nocturno a solicitar a compra do respectivo, não estando assim sujeito a ser assaltado, a ter sair de casa doente, a deixar o meu filho sozinho em casa ou por não ter meios para me deslocar a uma farmácia.
Irá prevenir os meus bens contra incidentes de causas naturais ou criminais.
Saberei que sempre que precisar dele, irá estar junto a mim no mais curto espaço possível e que me ajudará com tudo o que tiver ao seu alcance.
A proximidade do serviço, fará com se alguma coisa de mal me acontecer, que o Guarda-Nocturno se aperceba e accione os meios necessários para me ajudar.
O facto de trabalhar todas as noites e ser substituído por colegas, permite aos Guardas-Nocturnos terem uma percepção e conhecimento exímio dos problemas da sua zona, que permitirá detectar com mais facilidade uma ameaça contra pessoas e bens, que fará o Guarda-Nocturno actuar de forma adequada a cada tipo de situação e sempre em estreita colaboração com a força policial da minha área.
Sempre que tenho alguma desconfiança sobre um acto ilícito que esteja a ocorrer, sei que posso contar ao Guarda-Nocturno, que por sua vez informará a força policial, permitindo esta usar a informação no seu serviço de patrulhamento ou investigação criminal.
Quanto é que isto tudo me irá custar?
Uma simples contribuição voluntária, que está ao alcance de qualquer um e não só de alguns.
A Sua Segurança Começa Em Si!
Subscrever:
Mensagens (Atom)